Por que os ratos são perigosos a saúde humana
Além de estarem constantemente roendo e destruindo fios, cabos, aparelhos e consumirem produtos alimentícios, eles são responsáveis por transmitir muitas doenças, que podem ser fatais.
Os roedores são transmissores de forma direta e indireta de várias doenças, portanto, um risco a saúde humana. Com muitas habilidades e diversos mecanismos de defesa, não é fácil acabar com estes visitantes indesejados, por isso, entre em contato com alguém com a TECNOINSETO Dedetizadora.
Segue abaixo algumas das doenças causadas pelos roedores
Leptospirose:
Transmitida pela urina do roedor, são bactérias que ficam alojadas nos rins dos roedores.. Penetram nos homens pelas mucosas ou através de algum machucado. O tratamento é feito com antibióticos, mas se a doença não for descoberta a tempo, pode levar à morte.
Tome muito cuidado com enchentes, em locais abandonados ou com forte de urina, utilizar luvas descartes ou protetoras.
Tifo murino ou febre murina:
Também transmitida pela pulga do rato de telhado. Seu tratamento também é por antibióticos.
Febre da mordida do rato:
Como o nome diz, é transmitida pela mordida do roedor, quando ele está infectado. Também é passada através da ingestão de alimentos infectados pela saliva do roedor. Causa febre, vômitos e dores musculares. Pode evoluir para pneumonia e até infartos. O tratamento é feito com antibióticos, como a penicilina.
Hantavirose:
Passada pela saliva e pela urina dos ratos. Causa uma virose que pode ser mortal se não tratada. Não há tratamento específico para a doença. Tratam-se apenas as infecções pulmonares que ela causa.
Sarnas, alergias:
O pelo dos ratos e o contato com os roedores podem causar sarnas e alergias.
Peste bubônica:
A peste bubônica é causada pela Yersinia pestis (ex-Pasteurella pestis), e é uma das doenças mais antigas que afligem a humanidade. É transmitida pela pulga-do-rato, Xenopsylla cheopsis. Também chamada de “peste negra” ou “morte negra”, a peste bubônica matou milhões de pessoas na Europa e Ásia na Idade Média. Naquela época, o agente transmissor da doença vivia no rato-de-telhado. A peste bubônica foi uma doença terrível, mas hoje em dia não tem a mesma importância de antes. Apesar disso, continua matando pessoas na Índia, Paquistão, Bangladesh e até mesmo no Brasil, principalmente no Nordeste. Assim como a leptospirose, a peste bubônica também é tratada com antibióticos.
Triquinose:
A triquinose é causada pela Trichinella spiralis. Os suínos ingerem as fezes ou cadáveres de ratos infectados, e o homem pode se contaminar pela ingestão de carne meio crua desses suínos. Por isso, a carne deve ser bem cozida ou assada, para matar as larvas de triquina.
Raiva:
Hoje em dia, acredita-se que os roedores são incapazes de transmitir o vírus rábico.
Salmoneloses:
As bactérias salmonelas causam envenenamentos alimentares, como graves gastroenterites. As ratazanas são muito incriminadas pela contaminação dos alimentos, principalmente por freqüentarem ambientes com muita salmonela, como os esgotos. O homem adquire a doença ingerindo alimentos contaminados.
Sarnas e micoses:
As sarnas e micoses são os efeitos da ação de ectoparasitos. Ocorrem no homem e nos animais. Os ratos disseminam mecanicamente esses agentes causadores.